O primeiro-ministro líbio, Mahmoud Jibril, disse na quinta-feira (20, sexta-feira na Líbia), citando um relatório forense, que o líder líbio deposto Muamar Kadafi morreu de um ferimento a bala na cabeça quando foi atingido em fogo cruzado entre combatentes do governo interino e seus partidários após sua captura.


"Kadafi foi retirado de uma tubulação de esgoto. Ele não mostrou qualquer resistência. Quando começamos a retirá-lo, ele foi atingido por uma bala no braço direito e quando eles o colocaram em um caminhão ele não tinha qualquer outro ferimento", afirmou Jibril em entrevista coletiva, lendo o relatório forense.



      AFP PHOTO / Kadafi nasceu no deserto, perto da cidade de Sirta, em 1942. Filho de nômades, disse ter herdado dos pais o gosto pelas tendas


"Quando o caminhão estava em movimento, ele passou no fogo cruzado entre os rebeldes e as forças de Kadafi, quando ele foi atingido por uma bala na cabeça", disse Jibril ao ler o relatório.


"O médico legista não pôde dizer se (o tiro) veio dos rebeldes ou das forças de Gaddafi", disse Jibril.

Kadafi estava vivo quando foi levado de Sirte, sua cidade natal e onde foi capturado, mas morreu poucos minutos antes de chegar ao hospital, declarou o primeiro-ministro.


Nenhum comentário: