AMERICANOS E OS ELOGIOS AO BRASIL, POR QUE ???


Bil Clinton fala a empresários em fórum de sustentabilidade em Manaus. (Foto: Dennis Barbosa/G1)
O ex-presidente americano Bill Clinton, em visita a Manaus, disse, neste sábado (26), apoiar que o Brasil tenha participação fixa no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Apoio um assento permanente no Conselho de Segurança para o Brasil”, disse, acrescentando que Índia e Japão também deveriam ter lugar no grupo.
Ainda no último dia 19, o atual líder americano, Barack Obama, havia manifestado “apreço à aspiração” brasileira de ser membro permanente. O Conselho de Segurança é formado por China, França, Rússia, Reino Unido e EUA, além de dez outras nações que participam temporariamente e se alternam a cada dois anos. O Brasil é uma delas, e fica até o final de 2011.
Clinton veio ao Brasil para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade, um encontro de empresários para discutir temas ambientais. Ele ainda deve dar outra palestra numa universidade local, também neste sábado.
Em sua apresentação, o ex-presidente destacou o papel do Brasil como importante ator global no campo da sustentabilidade, elogiando a redução do desmatamento da Amazônia e o uso massivo do etanol, um combustível renovável. “Não imagino como podemos ter um planeta sustentável no século XXI sem o Brasil nos mostrar o caminho”, discursou.

Nenhum comentário: