A leptospirose é uma doença infecciosa febril,aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans.
O rato de esgoto é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande de número e da proximidades com o ser humano. A Leptospira interrogans é eliminada pela urina, as vezes por toda a vida do animal, penetrando através da pele e de mucosas (olhos,nariz,boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada. Os sintomas iniciais são: febre alta de início súbita, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia são frequentes, podendo levar a desidratação. É comum que os olhos fiquem acentuadamente vermelhos, em alguns doentes podem apresentar tosse e faringite. Após de dois ou três dias de aparente melhora, os sintomas podem ressurgir, ainda que menos intensamente.Nesta fase é comum o surgimento de manchas avermelhadas no corpo.
Como em Mandaguari estamos livres de enchentes e inundações, o método mais eficaz de se combater a LEPTOSPIROSE é eliminar qualquer local que possa servir de abrigo para os ratos, bem como evitar que eles tenham acesso a água e comida.