O mundo joga fora um terço dos alimentos que produz. Esta conclusão é de uma pesquisa encomendada pela FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação. Os dados foram colhidos entre agosto de 2010 e janeiro de 2011 e indicam que o planeta perde 1,3 bilhão de toneladas.
Esta perda equivale à metade da produção de grãos no mundo. A pesquisa realizada pelo instituto sueco SIK mostra que 670 milhões de toneladas são perdidas nos países ricos e 730 milhões nos paises em desenvolvimento.
A causa das perdas, no entanto, é diferente. Nos países pobres ela é determinada pela falta de infraestrutura em transporte e armazenamento. Nos ricos, o alimento é jogado fora antes do prazo de vencimento.
A média de desperdício varia; na Europa e Estados Unidos ela é de 155 quilos per capita, anualmente; na Africa subsaariana a perda varia de 6 a 11 quilos por ano.
O estudo menciona além do desperdício, as emissões de gases produzidas na cultura dos alimentos. Elas poderiam também ser evitadas se a produção e o consumo fossem feitos de forma mais racional. Nos países ricos, a saída é a educação dos consumidores; nos países pobres a construção da infraestrutura.

Nenhum comentário: