Segundo Traiano, em princípio será feito teste seletivo para contratação emergencial de mais de 207 defensores públicos para dar início aos trabalhos. “E até o final do ano, será realizado concurso público para a contratação definitiva dos futuros defensores e assessores“, revelou, lembrando que a estrutura terá 333 defensores públicos. “E já apresentei uma emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012 reservando R$ 47 milhões para a Defensoria Pública”.
Entidades judiciárias de todo o Brasil tem elogiado a proposta da Defensoria Pública paranaense, que foi criada e aperfeiçoada com sugestões da sociedade, das classes envolvidas e do governo, para atender aqueles que mais necessitam. “É uma mensagem inovadora, moderna e de vanguarda, que havia ficado esquecida nos últimos 23 anos, desde a criação da Constituição Federal”, disse Traiano. “Hoje o Paraná atendeu definitivamente um clamor da sociedade”, comemorou o líder. A secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Maria Teresa Uile Gomes, esteve presente durante a votação do projeto.
De acordo com Traiano, o governador Beto Richa vai sancionar o projeto no próximo dia 19, Dia Nacional do Defensor Público. “A Defensoria Pública atenderá todo o Paraná. Cada comarca terá ao menos um defensor atuando gratuitamente à serviço das pessoas pobres. É mais uma promessa de campanha do governador Beto Richa que está sendo cumprida”.