PARANÁ TERÁ DEFENSORIA PÚBLICA

          A criação da Defensoria Pública do Paraná está mais perto de se tornar realidade. Nessa terça-feira (10), foram aprovados em segunda e terceira discussões e a redação final do projeto de lei que garante assessoria jurídica gratuita e especializada para as pessoas mais necessitadas em todo o Paraná. “Essa aprovação é um marco histórico para o Paraná. Depois de 23 anos e por iniciativa do governador Beto Richa, o Estado terá a sua Defensoria Pública”, disse o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa. 

        Segundo Traiano, em princípio será feito teste seletivo para contratação emergencial de mais de 207 defensores públicos para dar início aos trabalhos. “E até o final do ano, será realizado concurso público para a contratação definitiva dos futuros defensores e assessores“, revelou, lembrando que a estrutura terá 333 defensores públicos. “E já apresentei uma emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012 reservando R$ 47 milhões para a Defensoria Pública”.

      Entidades judiciárias de todo o Brasil tem elogiado a proposta da Defensoria Pública paranaense, que foi criada e aperfeiçoada com sugestões da sociedade, das classes envolvidas e do governo, para atender aqueles que mais necessitam. “É uma mensagem inovadora, moderna e de vanguarda, que havia ficado esquecida nos últimos 23 anos, desde a criação da Constituição Federal”, disse Traiano. “Hoje o Paraná atendeu definitivamente um clamor da sociedade”, comemorou o líder. A secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Maria Teresa Uile Gomes, esteve presente durante a votação do projeto.

     De acordo com Traiano, o governador Beto Richa vai sancionar o projeto no próximo dia 19, Dia Nacional do Defensor Público. “A Defensoria Pública atenderá todo o Paraná. Cada comarca terá ao menos um defensor atuando gratuitamente à serviço das pessoas pobres. É mais uma promessa de campanha do governador Beto Richa que está sendo cumprida”.



Governador Beto Richa assina mensagem de reajuste de 6,5% para os servidores públicos do Estado.Curitiba, 11-05-2011.Foto: José Adair Gomercindo/AENotíciasAgência Estadual

Nenhum comentário: