O alto nível da prepotência

                                      

“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” (Pv. 29:1)

Dentre os defeitos que os homens colecionam, e olha que são muitos, penso que um dos piores é a arrogância. Normalmente não se trata apenas de um sintoma isolado, mas essa carga negativa que carregam pode ser caracterizada como uma síndrome. Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, ³Síndrome significa: conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam uma só doença. A arrogância vem acompanhada de muitos outros sentimentos e atitudes mesquinhas. Pessoas arrogantes certamente também são orgulhosas, ensimesmadas, brutas, egoístas e tantos outros adjetivos cruéis que se completam para o mal.
A história narra vários fatos de pessoas que cresceram, tornaram-se famosas, fizeram sucesso, e permitiram se ludibriar por esses sentimentos, que a Bíblia resume chamando-as de homens e mulheres de “dura cerviz”.
Podemos começar a dar exemplos, iniciando pelo o que a Bíblia fala da queda de Lúcifer. Ele de fato tinha algo especial na sua própria natureza e função atribuídas por Deus. A sua percepção a respeito de si mesmo o enganou. Acreditou que poderia se igualar ou até superar Aquele que o criou e que lhe deu tudo o que possuía. Articulou e executou uma rebelião fracassada, a fim de destronar o próprio Deus. Em consequência recebeu sua punição, foi destituído de tudo o que tinha, condenado ao profundo abismo e principalmente, impedido do privilégio de estar na presença de Deus.
“Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” (Ezequiel 28:14-18)
“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Isaías 14:12-15)
Acredito que a maioria já conhece essa história do surgimento do inimigo da humanidade, chamado Satanás. Entretanto, mesmo sendo sabedores muitos tem permitido que essa Síndrome da Arrogância seja semeada e aprofunde suas raízes nos seus corações.
Salomão mostra o quanto essa doença da alma é sutil, porém extremamente perigosa. A sentença para aqueles que se embriagam com sua própria vaidade é a morte. O Sábio ainda enfatiza que a destruição vem repentinamente sem que haja remédio. 
Existem vários fatos que se tornaram notórios pela imprensa na ocasião que ocorreram, mas que até hoje circulam pelas caixas de e-mails via internet, a respeito de pessoas famosas que desafiaram ao próprio Deus, tal qual fez Lúcifer e tiveram finais trágicos. Não tenho o mínimo desejo de mostrar um Deus rancoroso e vingativo, pois de fato Ele é amor, misericórdia, graça e bondade. Além disso, se fosse por merecimento nenhum de nós estaríamos aqui para contar história. No entanto, esses fatos nos servem como advertência para sermos vigilantes com nossas palavras e atitudes, pois elas definirão o futuro dos nossos dias. 
Antes de transcrever o texto que relata como essas pessoas foram insensatas e seus tristes fins, quero enfatizar que acredito que todas tiveram oportunidades dadas pelo Senhor de se arrependerem. Salomão não fala somente das consequências, mas antes deixa claro que a misericórdia acompanha o juízo de Deus: “o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio”. Significa que houve sim várias oportunidades para o arrependimento, mas preferiram desprezar a repreensão do Senhor.

JOHN LENNON: Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)". Lennon, depois de ter dito que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de um de seus fãs que mais o admirava.
TANCREDO NEVES: Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), “nem Deus o tiraria da presidência da República”. Os votos ele conseguiu, mas a presidência da República lhe foi tirada um dia antes de tomar posse.
BRIZOLA: No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse “que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente”. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.
CAZUZA: Em um show no Canecão, no Rio de Janeiro, deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa é para você!” Nem precisa falar em qual situação morreu esse artista.
MARILYN MONROE: Foi visitada pelo conhecido pastor evangélico Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus". Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.
BON SCOTT: Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me... I´m going down all the way, ...wow the highway to hell". (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, uáu...na auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scott foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.
O NAVIO TITANIC. Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente à segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Nem o poder de Deus tem condições de naufragar, de afundar meu navio, o maior navio de passageiros do mundo!" O Titanic foi partido ao meio, em choque com as águas congeladas, com os icebergs do mar, em sua primeira viagem."
CAMPINAS/SP Em 2005, em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foi buscar a última pessoa para uma balada. Esses amigos embriagados pararam em frente da casa de uma jovem, chamando-a. A jovem apareceu. Junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo, vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse-lhe: "FILHA VAI COM DEUS. QUE ELE LHE PROTEJA", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO". Algumas horas depois veio a noticia aos familiares dos jovens. Sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecível, mas o porta-malas ficou intacto. A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto. Quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, 
isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)

Nenhum comentário: