CÂMARA DE VEREADORES DE MANDAGUARI OPTA PELA POUCA REPRESENTATIVIDADE

A Câmara Municipal de Mandaguari que é composta por apenas nove vereadores tinha até o final de setembro  a oportunidade para aumentar o número de sua representatividade, o que já fez nesta segunda feira (19) e numa sessão relâmpago, por que será? 
Pela nova legislação federal poderia ampliar o numero para 13 vereadores. No entanto os nobres Edis deixaram transparecer que não compreenderam o que reza a nova legislação.

                  Mesa diretora da Câmara Vereadora Adenise, Vereador Alécio e Claudinei 
Presidente da Câmara devolvendo dinheiro para a Saúde (populismo).                
Se a Legislação está assegurando que o município de 30.000 a 50.000 mil habitantes, podem ter 13 cadeiras. É indiscutível que com um número maior de representantes o município seria muito melhor fiscalizado.
Sem contar que uma representação maior de vereadores dificultaria o aliciamento do poder executivo,na aprovação de projetos de interesses políticos do Prefeito.

 Vereador Nilton Botte falando sobre o assunto
A Câmara lançou uma enquete, que não correspondeu ao que verdadeiramente é o anseio da população, porque a pesquisa ficou apenas na virtualidade. A maior parte da população não tem acesso a internet. E se os vereadores imaginam que tomaram uma decisão que atendeu as expectativas da população pode ser que estejam  enganados.
Constitui-se em falácia os argumentos de que o aumento no número de vereadores causaria aumento de despesa pública. Ora, os repasses de recursos às Casas legislativas não estão atrelados ao número de Edis e sim à população do município. 
                             Vereador Reinaldo  e Vereador Amauri

Não se nos afigura razoável entender  imoral o aumento das vagas de Vereadores, pois este fato já está consentido (previsto) em nossa Constituição Federal e a Carta Magna não prevê imoralidades. Tanto é assim que as devoluções exorbitantes de recursos  ao executivo em Mandaguari evidenciam que não culminaria em aumento de despesa pública, ainda que o número de vereadores fosse elevado para 13. Mas pelo visto o que leva o nobres Edis para debaixo das luzes da ribalta e dos olofotes é auto-promoção. E assim fica o questionamento, o que é mais prejudicial para o município um numero maior de vereadores representantes para fiscalizar, ou um pequeno grupo marionetado pelo prefeito e fazendo populismo com o dinheiro da câmara?
                                                                                      Vereador Marco Alípio
                   Vereador Roque
O aumento do número de vereadores não é uma obrigação, mas uma prerrogativa do Poder Legislativo Municipal, dentro dos parâmetros constitucionais, alterando inclusive a lei orgânica   do município.                                                      
A atual legislatura teve a grande oportunidade, quem sabe a próxima  gestão 2013/2016, se arrependam e aprove o aumento das cadeiras para a legislatura de 2017/2020.


8 comentários:

Valdemar polles disse...

Parabéns ao Blog Odneser pela coragem de expor seus reais conhecimentos sôbre a últiam reunião do dia 19. setembro, aonde
o nosso municipio teve a oportunidade de ter 13 cadeiras no Legeslativo miunicipal, sendo que foi esperdiçada com a votação, da atual Camara de Vereadores, pois Mandaguari perdeu a oportunidade de ter mais represntatividade sem, onerar os cofres públicos municipais municipais. E também em ter uma camara com maior numero de vereadores par fiscalizar o legeslativo

Valdemar Polles disse...

Correção, no final aonde disse Legeslativo diga-se Pode Executivo

Maria Helena de Assis disse...

Os vereador da nossa cidade perderam a oportunidade. De aumentar o numero de vereadores. Ficaram com medo,Amarelaram. A maioria queriam o aumento das vagas. E se acovardar. Agora é tarde...Que vergonha dessa câmara.

Anônimo disse...

Eles não votaram não é porque zelam pelo dinheiro público. É porque se acovardaram. Se não abririam mão do Salário que recebem pelo tanto que trabalham. Porque não criam uma lei para o vereador ganhar somente um salário mínimo.

Anônimo disse...

Houve vereador que expuseram faixas, mostrando a posição deles contra o aumento das vagas.
Mas não tem coragem de trabalhar por amor ao município. Como um fiscalizador voluntário.

Anônimo disse...

A intenção até que foi boa mas lá no fundo.Não acredito que os vereadores queriam o que decidiram.

Anônimo disse...

A intenção até que foi boa mas lá no fundo.Não acredito que os vereadores queriam o que decidiram.

Anônimo disse...

Mandaguari, infelizmente perdeu a grande oportunidade de ter mais vereadores e até de renovar mais o quadro de vereadores! Pois o quadro atual não deveria nem pensar em se candidatarem par a próxima eleições. Vereadores de segundo mandato não funciona e aqui mesno ainda. Quem sabe na próxima o povo acorda e saiba usar o seui titulo Eleitoral mandando embora para suas casas os atuais vereadores.