Padre diz que mulheres provocam criminosos e causa revolta


Um padre italiano provocou escândalo ao prender na porta da sua igreja um manifesto no qual convocava as mulheres a refletir sobre a possibilidade de que seu modo de se vestir provoque os criminosos, antes de se desculpar nesta quinta-feira (27).
Don Piero Corsi, padre de San Terenzo na costa de Liguria (noroeste da Itália), prendeu na porta da igreja paroquial no dia de Natal um manifesto no qual podia-se ler: “As mulheres, que provocam com suas roupas justas, que se afastam da vida virtuosa e da família, provocam os instintos e devem realizar um exame de consciência, se perguntando: é possível que o busquemos?”.
Este texto causou indignação na paróquia e em toda a Itália, onde o número de mulheres assassinadas (118, segundo um balanço da imprensa) foi especialmente elevado em 2012.
Na manhã desta quinta, a imprensa italiana chegou a divulgar que Don Piero havia anunciado sua renúncia ao hábito “depois de uma noite de insônia devido à dor e aos remorsos gerados pela justa polêmica causada por sua imprudente provocação”, segundo nota atribuída ao padre.
Na nota, o sacerdote pedia demissão de seu cargo, do qual “se sente indigno”, e apresentou suas desculpas “mais sinceras não apenas a todas as mulheres ofendidas por meu texto, mas também a todos aqueles que se sentem ofendidos por minhas palavras”.
De acordo com o jornal italiano La Reppublica, entretanto, Don Piero negou ter pedido demissão e disse que a carta não foi escrita por ele.

 Fonte: G1

Nenhum comentário: