Estudo mostrou que pessoas obesas podem ter até 80% mais chances de morrer em colisões de veículos
Pessoas obesas podem apresentar mais riscos de se ferir fatalmente em acidentes de carro, em comparação com pessoas com índice de massa corporal (IMC) considerado normal. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada nas universidades americanas da Califórnia e da Virgínia Ocidental e publicada nesta segunda-feira (21) no periódicoEmergency Medicine Journal.
Os pesquisadores utilizaram dados de um sistema denominado US Fatality Analysis Reporting System (em português, Sistema de Análise de Fatalidades dos EUA) da National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança de Trânsito em Estradas), que registra as mortes ocorridas até 30 dias após acidentes de trânsito.
No estudo, foram empregados dados de 1996 até 2008. Foram consideradas colisões entre dois veículos de porte semelhante (carros, minivans, pick-ups ou utilitários esportivos), nos quais o impacto resultou na morte de um ou ambos os motoristas.
A amostra selecionada era composta de 3.403 pares de motoristas. Entre eles, um em três estava acima do peso, e quase um em cinco (18%) eram obesos.
Resultados
Os resultados mostraram que o risco de morte em acidentes de carro aumenta quanto maior o nível de obesidade do motorista, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que divide a obesidade em três níveis.
Assim, motoristas no nível I de obesidade (IMC de 30 a 34,9) apresentam um risco 21% maior de morrer em acidentes de trânsito do que pessoas com peso normal. No nível II (IMC de 35 a 39,9), o risco aumentou em 51% e, no nível III (IMC igual ou maior do que 40), aumentou 80%.
Mulheres em risco
As mulheres obesas apresentaram um risco maior do que os homens de ter um acidente fatal
Na divisão por gênero, as mulheres apresentaram um risco maior do que os homens de ter um acidente fatal. No nível I de obesidade, elas apresentaram um risco 34% maior. No nível II, 120% e no III, 95%.
A pesquisa também mostrou que homens abaixo do peso ideal também tinham mais chances de morrer em colisões, em comparação àqueles de peso considerado normal.
Em relação às causas que levam à conclusão apresentada, os autores citam outra pesquisa, publicado no periódico Obesity em 2009. Ela mostra que a metade inferior do corpo de motoristas obesos se projetava mais para frente, para longe do assento, em caso de acidentes, do que a de pessoas com peso normal, mesmo com o cinto de segurança. Isso ocorreria devido ao fato de a camada de gordura, um tecido ‘macio’, impedir que o cinto fique ajustado próximo à pélvis.
Para os autores, é importante que os carros comecem a ser projetados pensando também na segurança de pessoas obesas. “Muitos países desenvolvidos estão vivendo uma epidemia de obesidade. Eles precisam desenvolver sistemas de proteção para corpos maiores. Por exemplo, os ‘testes de batida’ poderiam ser feitos utilizando bonecos maiores”, disse Tom Rice, um dos autores do estudo, ao site de Veja.
Fonte: Veja