Imagem: DivulgaçãoA doação de um grupo neonazista para a reforma da Catedral de Milão gerou polêmica na Itália e virou uma batata quente nas mãos do arcebispo de Milão, Angelo Scola. De acordo com informações do jornal italiano La Repubblica, o grupo “Lealtá Azione”, que doou € 50 à igreja, está envolvido em ataques violentos e defende abertamente “a superioridade da raça branca”.
“É muito grave aceitar a doação de Lealtá Azione”, disse o presidente da associação religiosa ANPI, Roberto Cenati, acrescentando que o fato “significa o reconhecimento e a legitimação da ideologia inspirada abertamente no nazismo e no racismo”. Ele também pediu que a catedral devolvesse imediatamente o dinheiro.
Em sua defesa, o arcipreste da catedral, Antonio Borgonuovo, insiste que foram apenas € 50 e que “não se pode julgar ou filtrar a biografia de cada um dos doadores (…)”, já que a doação foi feita pela internet.
Giacomo Stucchi, um dos mais importantes líderes da Liga do Norte, disse esperar que “o caso seja um descuido”, pois “seria lamentável que os interesses econômicos tenham prevalecido sobre os valores éticos e religiosos”.

Fonte: O Globo