Nota da Presidente Dilma Rousseff sobre caso Evo Morales


Presidente Dilma Rousseff divulga nota oficial sobre o constrangimento imposto ao Presidente Evo Morales por alguns paĆ­ses europeus

evo morales bolĆ­via austria aviĆ£o
Presidente boliviano Evo Morales em entrevista no aeroporto de Viena, algumas horas atrƔs (Foto: The Guardian)
O Governo brasileiro expressa sua indignaĆ§Ć£o e repĆŗdio ao constrangimento imposto ao Presidente Evo Morales por alguns paĆ­ses europeus, que impediram o sobrevoo do aviĆ£o presidencial boliviano por seu espaƧo aĆ©reo, depois de haver autorizado seu trĆ¢nsito.
O noticiado pretexto dessa atitude inaceitĆ”vel – a suposta presenƧa de Edward Snowden no aviĆ£o do Presidente –, alĆ©m de fantasiosa, Ć© grave desrespeito ao Direito e Ć s prĆ”ticas internacionais e Ć s normas civilizadas de convivĆŖncia entre as naƧƵes. Acarretou, o que Ć© mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores.
Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionĆ”rios por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas aƧƵes comprometiam um futuro acordo comercial entre este paĆ­s e a UniĆ£o EuropĆ©ia.l
O constrangimento ao Presidente Morales atinge nĆ£o sĆ³ Ć  BolĆ­via, mas a toda AmĆ©rica Latina. Compromete o diĆ”logo entre os dois continentes e possĆ­veis negociaƧƵes entre eles. Exige pronta explicaĆ§Ć£o e correspondentes escusas por parte dos paĆ­ses envolvidos nesta provocaĆ§Ć£o.
O Governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao Presidente Evo Morales e encaminharĆ” iniciativas em todas instĆ¢ncias multilaterais, especialmente em nosso Continente, para que situaƧƵes como essa nunca mais se repitam.
Dilma Rousseff
Presidenta da RepĆŗblica Federativa do Brasil
Fonte: AgĆŖncia Nacional

Nenhum comentƔrio: