800 esqueletos de bebês e crianças são encontrados em instituição católica na Irlanda

A descoberta macabra de 800 esqueletos de bebês e crianças na fossa séptica de uma instituição católica irlandesa pode ser apenas uma amostra do terror vivido no último século. Irlanda suspeita de mais valas comuns

esqueletos bebês católicos irlanda
Descoberta macabra traz à memória o destino das crianças entregues a instituições católicas na Irlanda. Dada a tradição religiosa conservadora seguida à risca nestas instituições, as crianças nascidas fora do casamento não podiam ser batizadas e por isso lhes era negado também um enterro católico (Repprodução)
A instituição católica na localidade irlandesa de Tuam era conhecida simplesmente como “The Home” e funcionou entre 1925 e 1961, gerida pelas freiras do Bom Socorro. Para ali eram enviadas as raparigas que engravidavam, sendo imediatamente ostracizadas pelas famílias e pela sociedade da época.
Para além dos bebês natimortos ou nos primeiros dias de vida, as más condições de higiene e de nutrição das crianças contribuíram para o número de vítimas. Em vez de um enterro decente, os cadáveres amontoaram-se numa fossa séptica agora descoberta. Dada a tradição católica conservadora seguida à risca nestas instituições, as crianças nascidas fora do casamento não podiam ser batizadas e por isso lhes era negado também um enterro católico.
O primeiro-ministro irlandês Enda Kenny afirmou esta quinta-feira (5) à agência France Presse que as autoridades se preparam para investigar se este é um caso isolado em instituições católicas que acolhiam crianças no século passado. E prometeu que o governo irá “fazer o que for melhor para lidar com mais um elemento do passado do nosso país”.
“O sentimento de repulsa de quase toda a gente na Irlanda face ao desprezo pelos nossos jovens mais inocentes tem de ser respondido com abertura e transparência, e isso é o que o governo fará”, prometeu por seu lado o ministro trabalhista Brendan Howlin.
Também a Anistia Internacional veio a público exigir que o governo irlandês investigue a fundo as violações de direitos humanos nestas instituições que acolheram mães solteiras durante décadas e que “não trate este e outros casos como meramente históricos”. A ONG lembra que o centro de Turam encerrou em 1961, numa altura em que já vigorava a Convenção Europeia de Direitos Humanos, bem como a Declaração Universal assinada em 1948.

Crianças foram usadas como cobaias de vacinas nos anos 1930

A imprensa britânica noticia esta sexta-feira (6) que mais de duas mil crianças internadas em instituições católicas foram usadas para testes de vacinas ainda por comercializar, entre 1930 e 1936.
Não há dados que provem a existência de consentimento ou sequer das consequências para a vida ou a saúde das crianças que serviram de cobaia a estes testes. O autor desta descoberta nos arquivos históricos de revistas médicas diz que se trata de “apenas a ponta de um enorme e submerso iceberg”. Michael Dwyer é historiador da Universidade de Cork e sublinha que o fato de não ter encontrado qualquer registro destes testes nos arquivos das instituições oficiais responsáveis pela saúde pública sugere que “eles não seriam aceitáveis para o governo, as autoridades municipais e o público em geral”.
No entanto, os relatórios destes testes foram publicados nas revistas médicas mais prestigiadas faz crer que “este tipo de experiências em humanos era muito aceite pelos médicos e facilitado pelas autoridades encarregues das instituições que albergavam crianças”, conclui o historiador.
Fonte Esquerda. Net

Nenhum comentário: