Campanha de vacinação contra a gripe será realizada de 25 de abril a 13 de maio em Mandaguari.


Do site - P.M.M.
A Secretaria de Saúde de Mandaguari está pronta para campanha de vacinação contra a influenza, que será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, sendo 30 de abril o dia de mobilização nacional. Serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos estabelecimentos que fazem atendimento direto à população, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes, o que representa 5.728 pessoas no município. A meta é vacinar 80% deste público.
A vacinação será em dose única, com exceção das crianças, que receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda, após 30 dias. A imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, público alvo está assim distribuído: Trabalhadores na área de saúde (430 pessoas), gestantes (374), Crianças de seis meses e menores de dois anos (542) e idosos com idade acima dos 60 anos (4.382).
Os outros grupos – como crianças de dois a cinco anos de idade, doentes crônicos, adultos saudáveis de 20 a 39 anos que receberam a dose da vacina contra a Influenza H1N1 no ano passado – não precisarão se vacinar novamente porque já estão imunes, explica o enfermeiro responsável pelo setor de Epidemiologia do município, Rafael Gonçalves da Silva.
A vacinação só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. No entanto, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacina até melhorar. O Ministério da Saúde (MS) também recomenda que seja respeitado o intervalo de 48 horas após a aplicação da vacina para coleta de sangue.


Nenhum comentário: