Dilma deixa de lado agenda ‘pop’ e foca comércio em viagem à China




Três semanas após o Brasil ter recebido o presidente dos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff deixa de lado a agenda “pop” de Barack Obama e vai para a China com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os países.

A previsão é que Dilma desembarque em Pequim por volta das 23h20 deste domingo (10), horário de Brasília.
O momento é considerado simbólico por especialistas consultados pelo G1, uma vez que a China ultrapassou os Estados Unidos no ano passado como principal parceiro comercial do país.
 Dilma parte neste domingo na primeira viagem como presidente ao país, com a difícil missão de fazer com que empresários brasileiros e chineses se entendam. Ao mesmo tempo, tenta mostrar ao mundo que o Brasil, como sétima economia, tem maturidade política suficiente para conquistar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.
De acordo com o professor de Relações Internacionais da Faap, Marcus Vinicius de Freitas, enquanto Obama tentou reconquistar o eleitor norte-americano angariar a simpatia da América Latina —o que explica bater bola com moradores do complexo do Alemão, falar a políticos e celebridades no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e visitar o Cristo Redentor –Dilma focará sua viagem à China nos negócios.

Um comentário:

tellesbill disse...

É por isso que gosto da Presidente Dilma. Não brinca em serviço. Visita de Obama foi mesmo uma coisa POP. O ameriano, na atual conjuntura mais precisa da gente que a gente dele. Agora o negócio com a China,atrairá muitos investimentos para o Brasil.

Muito bem Presidente Dilma!!!