Dizem os entendidos que a maioria dos tornados duram apenas 10 minutos. Mas podem produzir ventos com velocidade de até 500 kms por hora.
Os Estados Unidos perderam centenas de vidas e milhões de dólares com tornados, este ano. A cidade de Tuscaloosa, Alabama, estava ainda se reconstruindo, quando um novo tornado atingiu Joplin, no Missouri.

Devastação em Joplin, Missouri.(AP)
Uma cidade de apenas 48 mil habitantes , Joplin já registrou 89 mortes. Os tornados são frequentes nos EUA onde existe uma região chamada Alameda dos Tornados.

São ventos com uma forma cônica que se unem a nuvens de chuva e ao solo. Na imagem dos tornados vemos grandes manchas escuras subindo do chão. Elas não são apenas poeira levantada. Muitas vezes trazem os destroços de casas e carros arrancados no seu caminho.
Assim como terremotos, tornados são medidos numa escala, no caso deles e a escala Fujita que vai de 1 a 5, dependendo os danos causados às casas de plantações. O nível mais baixo é de ventos entre 65 e 100 kms hora. O mais alto pode chegar a 530 kms.
No filme Twister, uma vaca aparece voando sobre um carro. Por isso, a classificacão mais alta dos tornados afirma que seus efeitos são assustadores.
Não se conhecem as causas de um tornado. Metereologistas afirmam que são supercélulas que produzem essas tempestades de trovões movendo-se em círculos.

Nenhum comentário: