O que fazer quando as forças parecem terminar?












Existem algumas coisas que são comuns a todas as pessoas, independente de raça, sexo, cor, situação social, nacionalidade ou qualquer diferença que exista entre nós. Uma dessas, são os problemas. Todos os têm. Alguns têm mais que outros, ou mesmo de naturezas diferentes, mas, volto a afirmar todos nós temos problemas, todos passamos por crises.
Acredito que, a nossa atitude nesses momentos é o que faz a grande diferença. Conheço pessoas com uma grande capacidade de enfrentar situações adversas, enquanto outros facilmente são abalados. Nessa comparação, fica comprovado que de fato, as nossas reações diante dos problemas que temos que enfrentar na vida, são determinantes quanto ao nosso sucesso ou fracasso.
Em relação ainda a estas situações difíceis que frequentemente nos deparamos, algumas delas são tão impactantes sobre nós, que podem nos fazer sentir tremendamente abatidos. Existe sim a possibilidade, de nossa visão ficar nebulosa, com muita dificuldade de enxergar uma luz no fim do túnel. Mesmo que não consigamos enxergar uma solução ou tudo parecer extremamente difícil, uma coisa não podemos deixar esmorecer: a fé. Fé que existe um Deus que cuida de nós sempre que o chamamos para dizer que precisamos dele. Interessante que a definição de fé tem tudo a ver com isso, quando não vemos nada que possa nos ajudar, se não for assim não é fé. ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem(Hebreus 11:1).
Se você em meio as crises, conseguir pelo menos manter a chama da fé acesa em seu coração, também poderá ter outras atitudes que lhe ajudarão a passar por esse período, pois não se esqueça que as provações tem também um tempo determinado.
1ª Atitude)
Não se culpe, considere que você é humano 
- o que quero dizer com isso? É que muitas pessoas tentam se mostrar como um super-herói, e acreditam mesmo que são. Principalmente pessoas que tem alguma liderança. O cargo que ocupam confunde-se com sua humanidade, e acaba causando uma miopia que impede essa pessoa de se enxergar da maneira como verdadeiramente é: um ser humano. Sendo assim, quando começam a enfrentar seus desafios existenciais, e vem o medo, a solidão, o cansaço e tantos outros sintomas que de vez em quando sentimos, tudo isso tende a piorar porque junta-se a culpa. Culpa por estar parecendo fraco, culpa por sentir temor, culpa por não romper, culpa por não cumprir suas metas. Ei pessoal, nós somos humanos! Você pode ter medo de alguns "bichos papões", você pode se sentir fraco em determinados momentos, tem metas que você não vai bater e assim por diante. Não estou dizendo para você se render a estas coisas, mas estou afirmando que elas existem e não escolhem as pessoas para quais vão aparecer, elas tentam afligir a todos. Até Jesus, como homem passou por medo, solidão... nós também teremos (Lucas 22:29-45)
2ª Atitude)
Não olhe para a aparente força de outros 
- No Salmo 73, o salmista relata como a sua visão sobre si mesmo ficou destorcida quando ele começou a tirar os olhos da realidade e começou a invejar a "prosperidade" dos outros. Esse texto é muito interessante, pois mostra que ele começou a ver coisas totalmente irreais, como se o ímpio, mesmo sendo corrupto não sofria de doenças ou algum tipo de tristeza. O Salmista estranhamente começa a questionar se sua vida piedosa realmente valia a pena, pois enquanto ele pagava um preço alto e mesmo assim tinha algumas aflições, ele achava que os homens maus não sofriam os mesmos males. Ele começou a olhar para algo que era apenas aparente. Isso se tornou uma cilada para ele, pois era uma ilusão. Quantas vezes nós estamos assim? Questionando por exemplo na nossa mente se vale realmente a pena ser honesto. Pois a honestidade tem um preço, faz parte do caminho estreito e vai requerer o seu suor para conquistar muitas coisas, enquanto que para outros que estão no caminho largo tudo parece mais fácil. Mas no versículo 18, Asafe, o salmista, passa a entender que no fim, o próprio Deus coloca esses homens em lugares escorregadios e os fazem cair na destruição.
3ª Atitude)
Faça alguma coisa -
 Você deve estar se perguntando, mas como vou fazer algo se já parece que não tenho mais forças? Nesses momentos, pelo menos uma coisa você pode fazer: lançar todo o peso sobre Jesus, lançar suas ansiedades, suas impossibilidades, suas dificuldades, fraquezas, sofrimento, vazio, solidão e qualquer outra coisa que te perturbe.
Veja o que o próprio Jesus disse sobre isso: "Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso apra a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt. 11:28-30)

Nenhum comentário: