7 DE SETEMBRO COMEMORAÇÃO E PROTESTOS.


Para quem experimentou e vivenciou um tempo tenebroso neste país, o dia da Independência nos novos tempos ganha contornos diferentes. Antes,não só se comemorava a Independência do jugo de Portugal, mas a discussão se estendia sobre a independência em relação aos países ricos, principalmente Estados Unidos.
Hoje, atingimos um patamar de autonomia. A política externa é uma prova disso. Nem todos concorda com ela. Mas é desenvolvida livremente pelo governo. Como a independência não é a única qualidade julgada, uma decisão independente pode ser boa ou ruim, de acordo com as circunstâncias.
E o  tema das manifestações pelo Brasil a fora foi a corrupção. O foco esta voltado para dentro do sistema político e apontam seu grande problema. Só em Brasília, 25 mil pessoas protestaram.


Em Porto Alegre, protesto reuniu mais de miil pessoas. (Foto Nilton Santolin)
O protesto no dia da Independência foi um ponta pé inicial. Interessante que não foi um movimento criticado pela imprensa, geralmente quando é uma manifestação tímida, ingênua é logo ridicularizado pelos meios de comunicação.
Com garra e disposição de mudança dos diversos segmentos da sociedade, em breve haverá mudanças significativas e tenho certeza a sociedade não permitirá a impunidade. Porque a mudança será no sentido de mexer nas peças do tabuleiro que acaba favorecendo a corrupção. Uma reforma política, com voto distrital, pode ser o horizonte dessa mudança maior.
Por enquanto é apenas o começo. Já vi grandes lutas começarem com manifestações de vinte pessoas. Os números de 7 de setembro  foram mais alentadores. Sozinhos, os políticos jamais mudarão mesmo se forem pressionados somente pela imprensa.
Gente na rua é a única forma de resolver certos problemas. Basta olhar o mundo em torno de nós para constatar essa realidade.

Nenhum comentário: