Mantega diz que Brasil poderá ser a quinta economia do mundo até 2015


Ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista após se reunir com a presidente Dilma Rousseff e governadores em Brasília, em outubro. Mantega afirmou nesta segunda-feira que, apesar de o Brasil estar crescendo a taxas superiores aos países desenvolvidos, vai levar entre 10 e 20 anos para alcançar um padrão de vida europeu.
27/10/2011  REUTERS / Ueslei Marcelino
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (27) que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015.
De acordo com o ministro, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Brasil atinja a posição em 2015.
Entretanto, na avaliação dele, isso pode acontecer “um pouco antes” devido às dificuldades que os países europeus devem enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira.
 “Nosso ritmo de crescimento será o dobro dos países europeus. Portanto, é inexorável que nós passemos a França e, quem sabe, talvez a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”, disse o ministro, que está em São Paulo.

Para ele, o crescimento econômico na Europa nos próximos anos deve ser de cerca de 2% e, no Brasil, de 4% a 4,5%, em média.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR, em inglês) e publicada nesta segunda-feira por jornais britânicos apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ultrapassou o do Reino Unido em 2011 e se tornou o sexto maior do mundo.
Ao comentar o resultado da pesquisa, também na segunda-feira, Mantega disse que a tendência é de que o Brasil consolide essa posição nos próximos anos e se mantenha entre as principais economias do mundo. Ele afirmou, porém, que deve levar ainda entre 10 e 20 anos para que a população brasileira tenha qualidade de vida semelhante à europeia.


Nenhum comentário: