Até quando o Amianto será tolerado no Brasil?

A condenação dos donos da Eternit, na Itália, a 20 anos de prisão é um fato decisivo na história da segurança do trabaho no mundo.
O Barão Luis Cartier e Stephan Schimdheiny são acusados da morte de 2100 pessoas que produziam amianto para suas empresas.
O amianto é uma substância altamente perigosa que arruinou os pulmões de muitos trabalhadores também no Brasil.
No Brasil, há mais de 20 anos, a ativista Fernanda Giannasi leva uma longa luta para proibir o amianto algo que  ainda não conseguimos.
Há projetos na Câmara Federal com o objetivo de  banir o amianto. Mas há muita resistência da bancada de Goiás porque naquele estado há as jazidas de Minaçu, onde o amianto emprega gente.
A Câmra dos Deputados já trouxe especialistas do mundo inteiro para debater o tema e, baseado na experiência francesa(os franceses baniram o amianto) sempre foi afirmado que o tipo crisotila, que os goianos dizem ser inofensivo, também é perigoso para a saúde humana.
A proibição na França não mexeu com o Brasil. A condenação dos donos de Eternit na Itália também não mexerá. O Brasil só vai se mexer quando descobrir que o amianto vai puxar seus produtos para baixo e o próprio mercado vai forçar as mudanças.
Infelizmente a morte dos trabalhadores com os pulmões ressecados pelo amianto não interessa ainda ao governo dos Partido dos Trabalhadores. O mercado falará mais alto.

Nenhum comentário: