Mandaguari Já foi o sonho de consumo de muitos no passado, e parece que esses desejos voltam a se repetir. Isto é, se não for cometido os absurdos políticos de outrora, e o foco permannecer nas nossas qualidades e nos avanços que aconteceram por aqui.
A  nossa história  é marcada por fases de oscilação nos períodos de desenvolvimento. É bem verdade que na sua emancipação a cidade despontava como o eldorado do Paraná, gente de todos os estados imigravam para a terra que era sinônimo de progresso, desenvolvimento e muita fartura. Mas por conta de questiúnculas políticas aos poucos, a Mandaguari dos frondozos cafezais,  a capital da saúde, de aeroporto de pousos e decolagens,foi fragmentando-se e mantendo-se como águas estagnadas. Ainda hoje, há quem queira afirmar que somos a capital do café, o que soa como devaneio! Onde estão os cafezais?
E aquilo que nos era de direito, pela conduta relapsa como nos comportamos, foi sendo transferido, para o que hoje chamamos de Cidade Canção.
Não deveria ser assim, mas não é hora de chorar o leite derramado. Estamos vivendo um momento que representa um marco na nossa história, contemplamos o franco desenvolvimento, a cidade está crescendo, melhoramos a qualidade de vida, devemos levar em conta o fomento da indústria e o índice de desemprego que é quase inexistente por aqui.
O Mandaguariense é por excelência bairrista e por demais patriota, são raras as cidades, onde as crianças decoram e entoam em alto e bom som o hino do torrão natal, o que é comum na nossa gente.
No que diz respeito a devoção, a religião tem a sua marca indelével na vida dos munícipes, há templos e templos, em cima e em baixo, pra ricos e pobres, para pentecostais e tradicionais.
Temos gerações múltiplas de desportistas, lamentávelmente com a força política hora existente, ainda não temos um estádio municipal, nem conseguimos montar se quer um time de futebol amador, ou até mesmo para disputar campeonato varzeano. O esporte por aqui, só tem peso nas modalidades escolares e a nível de secretaria de esportes, o que diga-se de passagem vai muito bem, e já é um bom sinal.
Há um destaque especial no meio empresarial, muitos  jovens da nossa cidade descobriram o caminho das pedras e triunfam em seus ramos de atividades, permeia uma atmosfera de prosperidade na  cidade de Mandaguari.  Somos uma cidade festeira, anualmente é comemorado  o aniversário da cidade e dentre outras festas está a do Café, o que deveria ser a festa da Borracha, porque a manufatura desta matéria prima é o que prevalece por aqui e incoscientemente a cidade vai se tornando na capital da borracha.
Numa cidade onde as coisas fluem, o desenvolvimento econômico não pode caminhar dissociado do desenvolvimento político.Os protagonistas da vida política tem a tendência natural de desvanecerem-se, a alternância vai impondo-se na conclusão de poucos mandatos. Daí a razão da necessidade de despontar novos talentos para que a nossa história continue de forma vibrante.
Apelamos aqui, ao Jovem Mandaguariense: a cidade precisa de você que representa os desígneos de progresso para este momento e para as futuras gerações.
E lá na frente após ter participado da vida política, você possa deixar um herança para a posteridade,  de grandes feitos e de glória.
Porque alguns que pela nossa política passaram, tem deixado um fútil legado e de impressões negativas.
Que o futuro de Mandaguari possa ser marcado de forma diferenciada, fazendo jus ao hino que à nossa cidade cantamos.


Nenhum comentário: