Usados em bordel e praia, carros oficiais são recolhidos


CURITIBA - Um dia após a revelação de que carros oficiais da Polícia Civil do Paraná foram usados para ir a bordeis, padarias e à praia, o governo do Estado anunciou o cancelamento de todas as 3.177 placas especiais da corporação. Todos os veículos serão recolhidos pelo governo e só voltarão à polícia após avaliação da Secretaria de Segurança Pública. Também seria publicada ontem uma resolução com novas regras para o uso dos carros por policiais civis, que incluem a proibição de utilizar os veículos durante o final de semana e feriados.
As denúncias foram publicadas pelo jornal "Gazeta do Povo". Na reportagem, há fotos de policiais utilizando os carros oficiais, que não têm identificação, em prostíbulos, padarias, no litoral paranaense e entrando nas residências dos servidores.

Entre os policiais identificados nas fotos, estão o corregedor da Polícia Civil, Paulo Ernesto Araújo Cunha, flagrado fazendo compras numa padaria, o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, que utilizou o veículo oficial para ir à praia, e o chefe da Divisão de Crimes contra o Patrimônio, delegado Luiz Carlos de Oliveira, fotografado num prostíbulo no centro de Curitiba.

Além das novas regras, o governo do Estado também designou um delegado para abrir uma investigação sobre as denúncias, que deve ser concluída em até 30 dias.

Segundo o vice-governador do Paraná, Flávio Arns (PSDB) -o governador Beto Richa (PSDB) está em férias-, as irregularidades identificadas "têm mais de dez anos" e já vinham sendo corrigidas.

"A tarefa é colocar a casa em ordem e isso já estava sendo feito. Não vamos compactuar com eventuais distorções", disse.

Dos policiais flagrados, dois foram substituídos, a pedido, por outros delegados, mas continuam trabalhando na corporação. Ninguém foi afastado -segundo o governo, isso só será feito após concluídas as investigações.

Os policiais flagrados utilizando os veículos indevidamente não se manifestaram diretamente sobre os episódios.

 Fonte: Por Estelita Hass Carazzai - Da Folhapress

Nenhum comentário: