Grupo de evangélicos cria Associação de Juristas Evangélicos com objetivo de defender os direitos humanos
Líderes evangélicos lançarão no Brasil a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) que terá como uma de suas primeiras missões impedir a aprovação do atual projeto de reforma do Código Penal.
O lançamento institucional da organização será no Congresso Nacional em Brasília (DF) nesta quinta-feira (29) e contará com a presença de líderes cristãos, entre eles o reverendo Augustus Nicodemus Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em entrevista exclusiva ao The Christian Post, Uziel Santana, presidente da ANAJURE, falou sobre os objetivos da organização, bem como as diversas questões a serem trabalhadas.
“Defenderemos, a qualquer preço, as liberdades civis fundamentais, em especial, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, a liberdade de imprensa e as garantias típicas de um Estado Democrático de Direitos que visam à não intromissão do Estado nos assuntos de ordem privada e familiar”, disse ele.
Segundo a ANAJURE, há uma série de questões que limitam as liberdades civis fundamentais e que promovem valores anticristãos e antentatórios à dignidade da pessoa humana.
A Associação também pretende trabalhar em questões polêmicas como prostituição, violência infanto-juvenil e corrupção. “Não mediremos esforços para proteger nossas crianças e adolescentes do chamado turismo sexual, especialmente nesse contexto de Copa do Mundo e Olimpíadas”, afirmou Uziel.
A entidade oferece um sistema de proteção jurídica chamado ‘Petição de Assistência’, “para os indivíduos ou instituições que estejam sendo objetos de violação em suas liberdades civis fundamentais”.
O 1º Encontro Nacional de Juristas Evangélicos (ENAJURE) será realizado em parceria com a Visão Nacional para uma Consciência Cristã (VINACC), um dos apoiadores da ANAJURE.
O 1º ENAJURE deve acontecer de 9 a 12 de fevereiro de 2013, no Garden Hotel de Campina Grande (PB). O evento contará com a presença de juristas evangélicos de renome internacional, como Vilma Balmaceda, dos Estados Unidos, uma das conselheiras mundiais daAdvocates International, entre outros.
A ANAJURE surgiu informalmente em 2007, durante um dos Encontros para a Consciência Cristã da VINACC, a partir de discussões sobre projetos de lei que tramitavam no Congresso Nacional.
O Conselho Diretivo da ANAJURE é formado por: Dr. Uziel Santana (presidente), Dr. Ênio Araújo (vice-presidente), Dr. Valter Vandilson (diretor administrativo), Dr. Arnauld Baltar (diretor financeiro), Dra. Damares Alves (diretora de Assuntos Legislativos), Dr. Zenóbio Fonseca (diretor de Assuntos Governamentais), Dr. Valmir Milomem (diretor de Assuntos Acadêmicos), Dr. Roberto Tambelini (diretor Sul/CRE), Dr. Antonio Carlos (diretor Norte/CRE), Dr. Augustus Nicodemus (presidente do Conselho Consultivo), Dr. Rogério Greco (membro honorário), Dr. Guilherme Schelb (membro honorário) e Dr. Abner Apolinário (membro honorário).

Fonte: The Christian Post