O polêmico pastor norte-americano Rob Bell é destaque na revista Veja desta semana. Ele ficou conhecido por questionar ‘alguns dogmas’ da igreja e afirmar que o inferno não existe. Em sua entrevista, ele também fala sobre o desligamento de sua igreja e de suas experiências como líder religioso.
O pastor Bell questiona os conceitos de céu e inferno no seu livro ‘O amor vence’, lançado recentemente no Brasil, afirmando que Deus não deixará que ninguém vá para o inferno. Nos Estados Unidos a publicação causou muitas críticas.
Desde que deixou de pastorear a Mars Hill Bible Church, Rob Bell vive com sua família na Califórnia e viaja pelo mundo falando sobre seu livro e fazendo ministrações.
“Acredito em céu e inferno como dimensões da nossa existência aqui e agora. E acredito que céu e inferno são realidades que se estendem para a dimensão para a qual vamos ao morrer, mas aí já entramos no campo da pura especulação”, diz o pastor.
Na entrevista, Bell confessa ser adepto do universalismo, acreditando que todas as pessoas serão salvas no final. “Para mim, é incompreensível um cristão que não considera a salvação universal como a melhor saída, a melhor história. Para mim, acreditar nisso é um dever de qualquer pessoa boa”.
O pastor também afirmou sofrer hostilidade por parte de grupos cristãos que não concordam com o seu pensamento, mas leva as críticas com bom humor.
Questionado se Hitler estaria salvo, levando em consideração de que Deus ama a todos e que as levará ao paraíso, Bell prefere não dizer se ele se reconciliou com Deus ou não.
“Hitler parece ter sido alguém inclinado à criação de imensos infernos para si mesmo e para os outros. Minha suposição é que Deus lhe deu o que ele queria. Acho que é o único modo de analisar esse caso à luz da destruição que Hitler causou. Qualquer reconciliação ou perdão, nesse caso, está além da minha compreensão”.

Fonte: Veja