São Paulo -  Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a direção nacional do PT tenta virar a página do mensalão sete anos depois da eclosão do escândalo. A Executiva Nacional do partido aprovou uma nota nesta quarta-feira com duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e manifestação de solidariedade aos petistas condenados. Segundo o presidente do PT, Rui Falcão, a nota será o único posicionamento formal do partido em relação ao julgamento .
Tucanos resolveram acompanhar representação do PPS contra Lula | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Manifestações de rua e mobilizações foram descartadas. Caso sejam feitas com a presença de petistas serão consideradas iniciativas pessoais. “Quem quiser fazer mobilização que faça”, disse Falcão, hoje, durante a reunião da Executiva, segundo relatos  diferentes grupos do PT tinham posições divergentes sobre a atuação do partido depois do julgamento. Setores radicais, principalmente aqueles ligados a movimentos sociais e sindicatos, defendiam uma reação mais efetiva do PT, com mobilizações populares contra o STF e a favor dos condenados. “Estamos marcando bobeira. Ou você contesta ou não contesta”, disse Markus Sokol, integrante da ala minoritária radical O Trabalho.
Já a ala majoritária pregava uma posição moderada, nos moldes da nota aprovada hoje, enquanto algumas lideranças acreditam que o PT só deve adotar uma reação dura caso Lula seja ameaçado pela Justiça.
Fonte: O Dia.

Nenhum comentário: